top of page
casa-de-vilela-exterior-lateral-DJI_0782.jpg

A CASA

casa-de-vilela-brasao-DJI_0894_edited.jpg

A Casa de Vilela, construída em 1731, foi cenário de eventos históricos notáveis, como o casamento de D. Diogo de Sousa, 1º Conde de Rio Pardo, e 49º Vice-Rei e Capitão-Geral da Índia.

 

Após a criação do Concelho de S. Tomé de Negrelos em 1836, a Casa de Vilela tornou-se a sede administrativa local e acolheu as primeiras sessões da Câmara em 1837. 

  

A propriedade esteve na posse da família Sá Brandão Freire desde o início do século XVII até 1895, quando foi adquirida pelos atuais proprietários. 

  

Durante anos, serviu como residência de férias da família, tendo sido recentemente alvo de uma profunda remodelação, que a equipou com funcionalidades modernas, preservando a sua traça original. 

HISTÓRIA

OS ESPAÇOS

RÉS-DO-CHÃO

No rés-do-chão, as antigas adegas deram lugar a três acolhedoras salas de estar onde se inclui a zona destinada à biblioteca, a sala de jogos e uma kitchenette onde os hóspedes podem preparar refeições rápidas.

PRIMEIRO PISO

No primeiro piso, a monumental cozinha conventual totalmente equipada, onde podem sentar-se na mesa central até 18 pessoas; a sala de jantar decorada com exemplares da famosa azulejaria portuguesa do século XVIII; o salão nobre com tapeçarias indo-portuguesas e de Arraiolos e belos tetos de castanho ao estilo da época; 4 quartos, todos com casas de banho privativa  e ainda uma pequena Capela.

SEGUNDO PISO

No 2º piso ficam os restantes quartos, todos com casa de banho privativa e decorados com mobiliário original e exclusivo, privilegiando-se sempre o conforto e a qualidade dos materiais.

EXTERIOR

No exterior amplos espaços de lazer que incluem a piscina, os percursos pedestres na mata privativa e ainda a casa agrícola onde se continua a produzir o vinho de forma tradicional, a cultivar os mais diversos produtos hortícolas para consumo da casa, bem como gado suíno, bovino e aves de capoeira.

bottom of page